Torneios Jogados

http://jogosxadrez.blogspot.com.au/p/torneios-e-resultados.html

quarta-feira, 23 de abril de 2014

JOGOS COMENTADOS BREVEMENTE

Comentarei hoje três partidas jogadas no ano de 2011. Uma pelo campeonato Vale Paraibano de Xadrez, outra num Match interno do Núcleo de Xadrez Niterói e outra durante o Brasil Open.
A primeira partida foi contra o jogador local Rafael Cunha (ELO 2054), a abertura se transforma num gambito de dama rapidamente e segue num desenvolvimento até o lance 12. No lance 13 as brancas já cometem uma pequena imprecisão ao rocar no lugar de jogar Bd3, o que impediria Te4. Jogo que segue...
No lance 17 as brancas assumem o controle da coluna C de vez e se mantém na partida com um desenvolvimento concluído.
O lance 19 branco é muito forte e começa um ataque forçando a Dama negra a recuar.
Porém, após o lance 24, com a troca de peças pesadas as brancas abrem mão da vantagem e entram num final igual.
Após muito manobrar os cavalos as negras cedem um peão em d3 pensando conseguir contra-jogo com os peões negros da ala da dama. Contudo, Rc2 segura a posição e deixa as brancas na partida.
52- Rb2?? é o lance perdedor, jogado no apuro. O certo seria 52 - Rc2, triangulando o Rei para b2 após 52 -... Rb4, alcançando a mesma posição, porém deixando as negras a dar o lance. Vale para a visualização do tema "triangulação do rei". E nos mostra que maioria de peões não quer dizer muita coisa em alguns casos.

PARTIDA 1 AQUI 

Após a derrota na segunda rodada me recuperei no torneio mas perdi as rodadas do dia seguinte por W.O. por não conhecer o sistema de ônibus de Taubaté. Fica como dica!

A segunda partida foi jogada com um controle de tempo de 25 minutos K.O. contra o jogador Vinícius Motta (CBX 1765) durante um Match interno preparatório. Para variar abri com d4, mas o oponente resolveu entrar numa Benoni. Meu retrospecto com Benonis era de 100% de aproveitamento e se manteve assim.
Após 9 - Bxf6 as negras têm uma forte debilidade na ala do rei e após 14 -... a6 as negras entregam um importante peão sem compensação. Provavelmente o ritmo de jogo afetou o jogo adversário, que consumiu bastante tempo na abertura ao tentar variar seu repertório contra meu 1-d4.
As negras ameaçam um ataque pela coluna G, mas com 22 - Dxf6+ (forçando a troca) as brancas mantém o controle e somam material.
29 - ... Tf6 salva o garfo de d5, mas torna a tarefa branca mais fácil com a troca de cavalos.
O final foi relativamente mal jogado pelos tempos caindo, mas mostra a rudimentar técnica de ganho rápido com o final:

61. c7Rc462. Kb7Rb4+63. Kc8Kg464. Kd7

PARTIDA 2 AQUI

O Match terminou em 5,0 X 5,0 e levei no tie-break de Blitz.

A terceira partida foi jogada durante o Brasil Open de 2011, excelente torneio organizado no Hotel Regina no Catete contra Jose Ferreira (ELO 1960). É uma partida bastante curta, mas acho interessante para demonstrar como um erro de abertura pode finalizar rapidamente uma partida.

Jogando de brancas joguei 1-d4. O jogo seguiu normalmente, no sétimo lance resolvi trocar o bispo pelo cavalo em f6 para jogar a3 e ver se ele faria o mesmo. Ao jogar 9-a3, o adversário joga 9 - ... Be7 perdendo um peão numa jogada simples de abertura. O pior de tudo é q ao tirar a dama do ataque do cavalo a torre de a8 cai também. Ainda há uma expectativa de ataque da dama sobre a torre de h1 no fim da partida mas 16 - Bxf7+ Rxf7 17 - Df3+ forçando a troca liquida rápido.

PARTIDA 3 AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário